Duas entidades paranaenses tiveram a renovação do certificado de filantropia negada pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNSA), em Brasília. A Ensino Cultura e Assistência Paraná (Ecap) e a Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas, ambas com sede em Curitiba, vão receber notificação oficial nos próximos dias, segundo informou o conselho. As duas entidades declararam à Folha que vão recorrer da decisão.
As instituições têm prazo de dez dias, a partir da notificação, para apresentar recurso contra a decisão do conselho. Além delas, mais cem instituições que prestam serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social tiveram o pedido de renovação do certificado de filantropia negado. A solicitação é indeferida, segundo informou o conselho, quando as entidades não atendem aos requisitos legais exigidas para garantia do título.
O título de filantropia é válido por três anos e assegura isenção de vários impostos e contribuições. Atualmente, 6,7 mil entidades detém o título em todo o País, o que representa renúncia previdenciária de R$ 2 bilhões por ano.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
O diretor da Ecap, Roberto Abio, disse que a entidade só vai se manifestar após receber notificação oficial da empresa. A instituição existe desde 1979 e atua nas áreas de educação, saúde e assistência jurídica.
A Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas, que atua no Estado desde 1958, principalmente nas áreas de saúde e educação infantil, também declarou que não vai opinar sobre o assunto, até que saiba quais os motivos que levaram ao indeferimento do pedido.