Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
No Paraná

Grupo ameaça invadir Parque da Ilha Grande

Redação - Folha de Londrina
23 jul 2003 às 20:21
Continua depois da publicidade

Um grupo de ex-ilhéus e trabalhadores rurais sem-terra - chamado Xambrê - ameaça invadir uma área do Parque Nacional de Ilha Grande, no oeste do Estado. As famílias estão acampadas, desde dezembro do ano passado, às margens de uma rodovia - conhecida como Estrada 30 -, em Vila Alta (74 quilômetros a noroeste de Umuarama).

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Parte das famílias, que seriam ex-ilhéus, reclama indenização do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) - responsável pela reserva - por terem saído de suas terras quando o parque foi criado. O restante do grupo quer terras da reforma agrária.

Continua depois da publicidade


A reportagem apurou que as lideranças do acampamento garantem que o grupo é constituído de 130 famílias. De acordo com informações do Ibama, o acampamento reúne cerca de 40 pessoas. Elas estão nas proximidades da Fazenda Jatobá, que teve mais da metade de sua área desapropriada para integrar a área do Parque de Ilha Grande. Por essa fazenda, os sem-terra teriam acesso ao parque.


A chefe do Parque Nacional de Ilha Grande, Maude Nancy Joslin Motta, disse que invadir a área do parque é crime e será tratado como tal. A reserva conta com uma estrutura de proteção ambiental, equipe de fiscalização, apoio da Polícia Federal e pode acionar, se preciso, reforço da Marinha.


Segundo Maude, as famílias do grupo Xambrê não têm direito à indenização pelo Ibama porque saíram de Ilha Grande, antes da criação do parque. No entanto, o Ibama, garantiu ela, não está alheio ao problema e vem intermediando negociações com o Instituto de Colonização e Reforma Agrária no Paraná (Incra-PR).

Continua depois da publicidade


O superintendente do Incra-PR, Celso Lisboa de Lacerda, informou que o órgão vem mantendo diálogo com as lideranças do acampamento para cadastrar as famílias na reforma agrária. Uma propriedade de Vila Alta está em processo de desapropriação para criação de um assentamento.

O Parque Nacional de Ilha Grande é um conjunto de ilhas remanescentes do Rio Paraná entre o Lago de Itaipu e a foz do Rio Ivaí. Abrange uma área de 78.875 hectares dos municípios de Guaíra, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Vila Alta e Icaraíma, no Paraná, e, ainda, Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí e Naviraí, no Mato Grosso do Sul.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade