Um grupo de jovens curitibanos postou no sábado (13) um vídeo em uma página do Facebook e no Youtube que causou polêmica entre muitos internautas. Na gravação, feita dentro de um ônibus biarticulado e em um terminal da cidade, um dos jovens aparece andando de skate dentro do veículo em movimento e em uma plataforma de acesso aos ônibus no terminal.
A intenção do vídeo, conforme comentam os responsáveis no início da gravação, seria um deles aprender a praticar o esporte tentando se equilibrar dentro do ônibus. Além de comentários bem humorados sobre a situação, algumas pessoas criticaram a atitude do grupo.
As críticas relacionam o fato de que a situação poderia incomodar as pessoas, além do que o fato poderia incentivar o vandalismo dentro dos veículos. Em alguns comentários, pessoas também disseram que o vídeo poderia aumentar o preconceito contra skatistas. A gravação foi postada por um grupo denominado "Atitude Estúpida".
Leia mais:
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias
BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança
Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos
Resposta - procurada pela reportagem, a Urbanização de Curitiba (Urbs), responsável pelo sistema de transporte público, informou nesta segunda-feira (15) que a utilização de skates dentro de ônibus, terminais e estações-tubo é proibida por causa do risco que representa tanto aos passageiros quanto à pessoa que está com o equipamento.
Somente em 2013, segundo a Urbs, foram registrados dois outros casos de pessoas com skate nos serviços de transporte público de Curitiba. Um dos casos era de um rapaz em uma estação-tubo e outro de um grupo de seis a oito pessoas que brincavam com o equipamento também em uma estação e faziam o mesmo quando algum ônibus chegava ao local. Eles fugiram com a chegada da Guarda Municipal.
A Urbs ainda informou que estão em implantação 622 câmeras em terminais, estações-tubo e ônibus da cidade. Os equipamentos, que servem para auxiliar agentes da Urbs, motoristas e cobradores durante o trânsito de ônibus, também será útil para questões de segurança e evitar episódios como esses.
Na página do Facebook, o grupo Atitude Estúpida informou que a intenção não foi incentivar o vandalismo e que os responsáveis procuraram um veículo vazio para não incomodar os passageiros, além de ter avisado quem estava no veículo sobre a gravação. (atualizado às 16h48)