A Guarda Municipal de Curitiba (GM) deteve neste domingo (4) nove pessoas acusadas de pichação. Segundo o órgão, elas estavam distribuídas em quatro grupos, que agiam nos bairros Boqueirão, Centro e Portão (duas ocorrências).
Dos nove detidos, quatro são adultos, que foram encaminhados à Delegacia do Meio Ambiente. Os outros cinco são adolescentes, apreendidos e levados pela GM para a Delegacia do Adolescente.
Todas as ocorrências resultaram de denúncias feitas pela população. O diretor da Guarda Municipal, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, diz que as denúncias são fundamentais para o combate a esse tipo de crime.
Leia mais:
Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
De acordo com ele, do total de ocorrências registradas, 20% resultam em prisão em flagrante ou apreensão de pichadores. Em 20% dos casos, a GM, ao chegar ao local, constata que não se trata de pichação, mas de grafitagem. "Ainda assim, é importante que a população denuncie. Cabe à Guarda apurar e caracterizar cada ocorrência", afirma.
Cada pessoa detida por pichação paga multa de R$ 714,20 – no caso dos adolescentes, atribuída aos pais ou responsáveis. Os adultos, além da multa, ficam impedidos de participar de concursos públicos municipais por dois anos.