Mais um grupo de guardas municipais que trabalha em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba participará nesta quinta-feira (12) do ciclo de palestras sobre pedofilia. A palestra será no salão de Atos do Parque Barigüi. Desde o início do curso, em março, cerca de 900 guardas passaram pelo aprendizado. O objetivo é preparar o profissional para identificar os casos e fornecer subsídios de combate à pedofilia.
O tema "Pedofilia sem Distorções" é abordado pela sargento Tânia Mara Abraão Guerreiro, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O encontro, promovido pela Secretaria Municipal da Defesa Social, é uma parceria com a Polícia Militar do Paraná.
Até o fim de abril, 1.200 guardas participarão do programa. "O objetivo é aprimorar o conhecimento do grupo e, principalmente, desenvolver um relacionamento de confiança entre o guarda que atua na escola e a comunidade", diz o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos. A palestra destaca as leis de proteção à criança, os aspectos jurídicos da pedofilia, os sinais que identificam um pedófilo, suas preferências e a escolha da vítima.
Leia mais:
Ministério Público vai implantar décima unidade do Gaeco no Noroeste do Paraná
No Paraná, Prudentópolis ganha Caminho de São Miguel Arcanjo com 16 igrejas ucranianas
Regional de Saúde de Londrina continua a liderar casos de dengue no Paraná, com 936
Abastecimento de água em Londrina e Cambé deve ser normalizado até à noite
"Os temas relacionados à infância e à juventude são sempre importantes para o crescimento do profissional. Além de deixá-lo apto para detectar o problema e dar o encaminhamento correto, permite uma integração maior do guarda com a comunidade", afirma o chefe do núcleo da Guarda Municipal na Administração Regional CIC, Vanderson Cubas.