O Hospital de Clínicas em Curitiba inaugurou nesta segunda-feira um sistema de comunicações, a Telemedicina, que vai permitir a trasmissão de operações em tempo real. Com isso, haverá uma melhoria no sistema de teleconferência e do ensino à distância para os alunos de graduação e pós-graduiação da Universidade Federal do Paraná.
O programa de transmissão via pulsos telefônicos começou a ser testado em outubro de 1999, juntamente com o Hospital St. Jude Children"s Research, nos Estados Unidos. Ele envolve uma série de atividades que vai desde o ensino médio à distância até teleconsultas multidisciplinares.
Os equipamentos e os pontos de transmissão foram custeados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação (MEC). Os recursos implementados somaram cerca de R$ 400 mil.
Leia mais:
Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão
Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes
Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia
Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná
O sistema de telemedicina foi implementado para área cirúrgica. Um professor poderá explicar todos os passos de uma cirurgia para seus alunos em tempo real. "Este sistema traz uma interação completa entre a pós-graduação e a graduação e obedece as normas da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação", afirmou o titular do departamento de cirurgia do setor de Ciência e Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Osvaldo Malafaia.
Leia mais em reportagem de Luciana Pombo, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta terça-feira