Levantamento divulgado nesta terça-feira (11) pela secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) aponta que o número de homicídios dolosos (com intenção de matar) em Curitiba e região metropolitana reduziu aproximadamente 35% em três anos. Segundo a secretaria, foram 785 registros nos cinco primeiros meses de 2010, contra 508 em 2013. No Paraná, em 2010, foram 1.520 homicídios e, neste ano, 1.338, resultando em redução de 11,97%.
Os índices foram divulgados pelo secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, na instalação oficial da 14.ª Unidade Paraná Seguro (UPS) do Estado, em São José dos Pinhas, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A melhora nos indicadores é atribuída às ações realizadas pelo Governo do Estado na área de Segurança Pública, o que inclui a implantação de UPSs, a reestruturação da frota de viaturas e o aumento da atividade operacional da policia.
"É o reflexo do trabalho de comprometimento das nossas polícias em operações sistemáticas. Iremos agir com a mão forte do Estado contra a criminalidade e mostrar que o Paraná não é local confortável para bandido", disse Vasques. Ele anunciou estudos para implantar em Foz do Iguaçu a próxima UPS.
Leia mais:

Pai e filho morrem em grave acidente na BR-487, Centro-Oeste

Falso veterinário é preso por maus-tratos a animais e tráfico de drogas

Moradores de Apucarana, Ibiporã e Londrina são premiados no Nota Paraná

Gabarito da primeira fase do concurso dos bombeiros já está disponível
Pesquisa recente da Polícia Militar (PM) aponta redução de 24% no número de mortes violentas em áreas de UPS na capital. O volume de roubos também caiu (18%), assim como os registros de furtos (24%). As apreensões por envolvimento com drogas ou por porte ilegal de armas aumentaram 30% e 50%.