O (HSR) Hospital São Rafael de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) abriu uma sindicância para apurar uma troca de bolsas de sangue de dois pacientes registrada no sábado (23).
Em nota, o hospital informou que dois homens, de 60 e 80 anos, apresentaram reação alérgica provavelmente causada por reação em transfusão de sangue. Logo após a constatação, o médico plantonista "agiu de forma rápida, realizando todos os esforços para o pronto restabelecimento do paciente".
Ainda no mesmo dia, por volta das 21h, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado para transferir os pacientes para o HU (Hospital Universitário) de Londrina. Às 22h, ocorreu a transferência com ambos "já apresentando sinais vitais normais, totalmente estabilizados e em plena consciência".
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
Em contato com o HU, o hospital São Rafael informou que, já no domingo (24), "os pacientes se encontravam em situação estável".
A nota finaliza informando que a diretoria deseja que todos os fatos sejam apurados. "E para isso já entramos com processo de sindicância na intenção de apurar o acontecido e tomar as devidas providências quanto ao ocorrido." Em relação ao ocorrido, a diretoria afirmou que, antes mesmo do resultado da sindicância, pedem desculpas aos pacientes e familiares.