O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) investiga as causas da morte de uma onça-pintada na cidade de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A pele, uma pata e os ossos do animal foram encontrados com um proprietário rural da região na quinta-feira (4) e a onça teria sido abatida no km 11 da BR-116.
Até esta terça-feira (9), o IAP tem informações que apontam para um possível atropelamento do animal. Equipes do IAP percorrem a região em busca de informações. A região em que a onça foi encontrada pertence à Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba e ao Parque Estadual das Lauráceas.
O animal, segundo o IAP, é característico da Mata Atlântica - vegetação encontrada em Campina Grande do Sul. A onça-pintada é considerada "criticamente ameaçada" e, informa o IAP, encontrar um animal desta espécie na região em que foi abatida está cada vez mais raro.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
A onça-pintada é o terceiro maior felídeo do mundo, e o maior predador das Américas. Seu papel como predador de topo de cadeia alimentar é o de realizar o controle de espécies presas nas comunidades florestais de mamíferos.