A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos retoma, nesta temporada, a "Operação Sossego", como parte da Operação Viva o Verão. Equipes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) farão a fiscalização diária do volume do som em todos os balneários e, ainda, atenderão denúncias decorrentes de veranistas e moradores que buscam descanso nas praias paranaenses.
Neste ano, cinco equipes serão encarregadas de fazer a fiscalização, das 21h às 4h, com o decibelímetro - aparelho utilizado para medir volume do som. Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Ilha do Mel terão equipe de plantão para atender denúncias, que podem ser feitas no telefone 0800 643 0304 (disque Força Verde) ou 190. Outra equipe estará atuando junto à Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), que reúne representantes de órgãos de segurança e municipais.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, a Operação Sossego foi realizada nas duas últimas temporadas e reduziu o número de denúncias e reclamações decorrentes do alto volume de som em veículos, bares e lanchonetes. "No primeiro ano, em 2005, foram 72 denúncias formais; em 2006, esse número caiu para 56. A queda no número de denúncias demonstra que as equipes de fiscalização estão atuando de forma eficaz e os comerciantes, mais conscientizados sobre a legislação e volume permitido", disse. Ele acrescentou que a cada temporada são feitas cerca de quatro mil medições de som.
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
Procedimento - O chefe do escritório regional do IAP no Litoral, Reginato Bueno, explicou que, primeiramente, é feita a medição preliminar do volume de som praticado nos estabelecimentos para orientar os proprietários sobre o limite permitido e valores de multa.
Durante o dia, o limite é de até 70 decibéis, de acordo com a resolução número 1 do Conama, que indica a utilização da Norma Brasileira de Regulamentação (NBR) 10.151 de "acomodação acústica" para residências localizadas próximo a estabelecimentos que tenham problemas de ruído. Após as 22h, o limite é de 60 decibéis.
Aifu - A Operação Sossego também será realizada semanalmente como parte da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), coordenada pela Secretaria da Segurança Pública. A Aifu envolve diversas instituições como, por exemplo, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Militar, Vigilância Sanitária e visa a fiscalização de estabelecimentos comerciais.
O delegado da Aifu Clóvis Galvão contou que as equipes da Aifu já estão atuando no litoral para orientar os empresários e comerciantes a atenderem a legislação estadual e municipal antes do inicio das fiscalizações. "A Aifu não tem como objetivo dificultar as atividades comerciais, mas sim garantir a adequação de estabelecimentos que eventualmente estejam em desacordo com a Lei", enfatizou Galvão.
O Detran também atuará no controle do som em automóveis no litoral do Paraná.