Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ibama ainda não tem cadastro de poluidores

Maigue Gueths - Folha do Paraná
03 abr 2001 às 11:25

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A gerência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) no Paraná não sabia precisar, ontem, quantas indústrias atenderam a Lei 10.165, que previa o cadastramento até 31 de março de todas as empresas com atividades potencialmente poluidoras ou utilizadoras de recursos ambientais junto ao órgão. A expectativa era de que grande parte não tenha feito o cadastro. É que a lei está sendo contestada na justiça através de um mandado de segurança por parte da Federação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (Fecombustíveis) e por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) impetrada pelas Confederações de Indústria, Comércio e Agricultura.

A polêmica sobre a lei, sancionada em 27 de dezembro, refere-se à criação da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA), com valores variáveis desde a isenção para pessoas físicas até R$ 2.250,00 pagos trimestralmente, conforme o potencial e porte das empresas. "No caso dos postos de combustíveis, apesar do faturamento ser alto porque o produto é caro, a margem de lucro é muito pequena. Se onerar ainda mais o posto, inevitavelmente este valor vai acabar sendo repassado para o consumidor", diz o presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis (Sindicombustíveis), Roberto Fregonese.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Segundo o gerente do Ibama no Paraná Luiz Antônio Nunes de Melo, o cadastramento está centralizado na sede do Ibama em Brasília, que deverá repassar as empresas cadastradas em cada Estado posteriormente. Ele também quer contatar a Receita Federal no Paraná para ter acesso a informações sobre as empresas que se encaixam nas exigências da lei e que deveriam pagar a TCFA mas não se cadastraram. A lei prevê multa de até R$ 9 mil para as empresas que não se cadastrarem.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto

O Ibama e Sindicombustíveis concordam que é necessário pensar soluções para o impasse. De acordo com Fregonese, independente do pagamento da taxa -que está sob-júdice- o Sindicato já fez um acordo com o Ibama e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), estabelecendo que a própria entidade se encarregará do cadastro dos postos no Paraná, o qual deve estar pronto dentro de aproximadamente 60 dias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo