Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ibama multa 12 por pesca ilegal

Emerson Cervi - Folha do Paraná
22 abr 2001 às 15:55
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam, entre quinta-feira e anteontem, mais de 300 quilos de camarão pescado na região da ilha de Superagui (Litoral do Estado). Doze pescadores, a maioria de Santa Catarina, foram multados em cerca de R$ 2 mil cada um. Como eram primários, depois das autuações os pescadores e os barcos foram liberados pelo Ibama. Redes e todo o material de pesca ficaram apreendidos.

Entre os meses de março e maio, é proibida a pesca de camarão pelo sistema de arrasto com portas. Nesses meses, a espécie está deixando as baías, após a reprodução, para se dirigir ao mar aberto. Por isso, fica mais suscetível à ação dos pescadores. O chefe de fiscalização do Ibama no Paraná, José Carlos Ramos, disse que pretende intensificar as ações no Litoral paranaense. "Os catarinenses terminaram com o camarão no litoral deles e, por isso, estão vindo para o Paraná", disse.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os dois barcos apreendidos na tarde de quinta-feira eram de pescadores parnaenses. Na sexta-feira, os quatro barcos eram catarinenses, da região de Itajuba. Uma canoa pequena pertencia a um morador da ilha das Peças, no Paraná. Todos responderão a crimes contra o meio ambiente na Polícia Federal.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-092

Incêndio atinge abatedouro de frangos no Norte Pioneiro neste domingo

Imagem de destaque
Vale do Ivaí

Passageira morre e quatro se ferem em capotamento de carro em Faxinal

Imagem de destaque
Capital

Desfile com cerca de 6,2 mil pessoas festeja em Curitiba os 202 anos da Independência do Brasil

Imagem de destaque
Região

Motociclista morre e passageiro fica ferido em colisão traseira em Lidianópolis


De acordo com informações dos pescadores catarinenses, um comerciante de pescados do Paraná havia dito que a fiscalização na ilha de Superagui era precária. Por isso, eles teriam vindo pescar no Paraná. Todos os barcos foram encontrados na Praia Deserta, em Superagui.

"Existe uma parceria entre paranaenses e catarinenses para cometer esse tipo de crime", disse o chefe da fiscalização do Ibama. Ele não quis informar os nomes de suspeitos de estarem incentivando a pesca irregular de camarão no Litoral do Paraná.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade