O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do Paraná ajuizou mandado liminar na Justiça Federal, pedindo a reintegração de posse de uma área do Parque Nacional do Iguaçu, ocupada por índios avá-guarani desde o último dia 3 de setembro.
O grupo, formado por 55 índios da reserva do Ocoí em São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná, invadiu parte da floresta da Unidade de Conservação. A intenção das lideranças era chamar a atenção para a reivindicação de uma área maior junto ao governo federal.
O pedido foi feito nesta segunda-feira (03) pela procuradora federal do Ibama no Paraná, Andréa Vulcanis, e deverá ser julgado nos próximos dias pelo juiz Rony Ferreira, da 2ª Vara Federal de Foz do Iguaçu.
Leia mais:
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
Deputados estaduais do Paraná aprovam privatização da estatal Celepar
Cervejaria abre as portas para visitação do público; fábrica de Ponta Grossa está na lista
Projeto de estudo do trem que ligará Londrina a Maringá deve ficar pronto em 2025
Ao chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, o Cacique Simão Tupã Reta Vilialva reafirmou nesta segunda-feira que a tribo só desocupará a área se houver outra definida para o grupo.
Estão sendo feitas negociações para compra de uma área para os
indígenas - de 750 hectares na região de Matelândia (PR). Instituto Nacional de Reforma Agrária e Funai estão trabalhando para efetivar o local como terra indígena.