Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

IBGE encerra coleta de dados e começa a tabulação

Luciana Pombo - Folha do Paraná
27 nov 2000 às 16:29

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Começou a instalação dos primeiros aplicativos e softwares nos computadores do Centro de Captura de Dados (CPD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que será responsável pela tabulação completa do Censo 2000 realizado no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Para o trabalho, que deverá durar cem dias úteis, vão ser contratados 22 técnicos em informática e 296 pessoas que farão desde a recepção dos dados até a verificação das imagens dos questionários que serão todos escaneados. "Vai ser um trabalho que irá exigir concentração e dedicação dos contratados", afirmou Francisco Garrido Bárcia, coordenador do Centro de Capturas de Dados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os funcionários que trabalharão na tabulação dos dados já estão sendo convocados para se apresentar entre os dias 5 e 11 de dezembro. Dos 22 técnicos de informática, 12 já foram contratados.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


O trabalho de coleta de dados já foi dado como encerrado pelo IBGE. Mesmo assim, até quinta-feira os pesquisadores continuarão visitando os domicílios fechados - locais que já foram visitados, mas não foi encontrada qualquer pessoa na residência mesmo nos finais de semana e no horário noturno.

Publicidade


"Temos poucos domicílios fechados. Já daria para começar a computar os dados com este índice, que é menor do que 0,5% do total de residências. Mas vamos continuar tentando até quinta-feira", afirmou Sinval Dias dos Santos, chefe da Divisão de Pesquisa do IBGE do Paraná.


A expectativa é a de que a divulgação parcial dos dados - com total da população por município, domicílios nas zonas urbana e rural, divisão por sexo - seja adiantada. A previsão inicial é a de que a divulgação ocorra até o dia 31 de dezembro.


"Tudo indica que a divulgação ocorra antes do dia 31, mas ainda não temos a data", revelou Sinval. Os dados relacionados às características domiciliares, rendimento familiar, educação e mão de obra deverão ser apresentados apenas no final do ano que vem.

O IBGE trabalha com a tendência de crescimento populacional do Paraná em torno de 1,3% a 1,4%, ficando dentro da média nacional e computando cerca de 9,5 milhões de habitantes. Em Curitiba, a população deverá subir de 1,48 milhão para 1,6 milhão


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo