Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Terceira idade

Idosos poderão ter creche em Curitiba

Redação - Folha de Londrina
16 abr 2003 às 08:52

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um novo projeto de lei do vereador Ney Leprevost (PSDB), que sugere a criação de creches públicas para idosos em Curitiba e região metropolitana (RMC), deve ser protocolado nesta quarta-feira na Câmara de Vereadores da capital.

A idéia é que filhos deixem seus pais idosos nas creches, logo pela manhã, e os busquem ao sair do trabalho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A ''Creche do Idoso'', segundo o vereador, deve contar com atendimento médico, psicológico e atividades de lazer, e sua implantação não deve demorar mais que dois meses.

Leia mais:

Imagem de destaque
2.424 oportunidades em Londrina

Agências do Trabalhador do Paraná têm 21,7 mil vagas disponíveis

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada


O topo da pirâmide brasileira dividida por grupos etários, mostra que 8,6% da população total é composto por pessoas com mais de 60 anos de idade.

Publicidade


Segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 2002, o Brasil possui cerca de 14,5 milhões de idosos.


No Paraná eles são cerca de 809,4 mil, o que representa 8,5% da população total do Estado.

Publicidade


Curitiba concentra aproximadamente 8,4% da população total, ou seja, 133,6 mil idosos. Muitos deles encontram-se nas ruas da cidade, outros são abandonados em asilos ou em suas próprias casas, sem auxílio nenhum, o que, segundo o vereador, é extremamente necessário devido aos cuidados e atenção que estas pessoas necessitam.


Segundo a Fundação de Ação Social (FAS), no ano passado o órgão prestou atendimento a 12.396 idosos, incluindo atendimentos domiciliares ou nas ruas da Grande Curitiba.

Publicidade


O programa SOS Idoso, que atende idosos em situação de risco, realizou 1.184 atendimentos em 2002, incluindo denúncias e visitas domiciliares.


Outro programa beneficente, também da FAS, é o Vale Vovó, que oferece subsídios alimentares a famílias de idosos. Este programa atendeu 3.257 idosos e suas famílias, também no ano passado.

De acordo com dados da FAS, não existe um número exato de idosos abandonados, pois a fundação contabiliza o número de atendimentos prestados, que podem ser nas ruas, domicílios ou em entidades assistenciais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo