Apesar de todo o esforço para manter a igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a comunidade ucraniana de Cascavel decidiu em assembléia pela demolição do antigo templo e construção de um novo no mesmo local. Os fiéis tomaram a decisão depois de receber o resultado de uma análise feita por engenheiros e técnicos, que condenaram a estrutura construída há 35 anos.
O presidente da comunidade ucraniana de Cascavel, Demetrio Gulak, explica que a situação física da igreja não oferece segurança às famílias e que uma tempestade poderia causar um desabamento de grandes proporções. Ele diz que em dias de chuva, os fiéis precisavam se aglomerar em um canto da igreja por causa da grande quantidade de goteiras.
Demetrio Gulak afirma que na assembléia ficou decidido também que após a construção da nova igreja, a comunidade irá se empenhar para colocar uma réplica no mesmo terreno do novo templo. ""Esse já era um desejo antigo de toda a comunidade.""
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
O novo templo será construído em alvenaria e terá capacidade para cerca de 800 pessoas. Enquanto isso, as celebrações serão realizadas em um barracão situado no mesmo terreno. A previsão é que as obras sejam concluída em cinco anos. A estimativa é que sejam gastos R$ 250 mil e grande parte do dinheiro deve ser doado pela comunidade.
* Leia mais em reportagem de Gilmar Agassi na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quarta-feira