A Ecofábrica é a mais nova empresa residente na Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), mantida pelo Tecpar.
A empresa desenvolve produtos e serviços de baixo impacto ambiental, utilizando materiais reciclados ou reaproveitados - como papel, lona de caminhão usada, retalhos de couro e recouro - na composição de agendas, cadernos, pastas, bolsas e estojos.
A empresa, que ficou hospedada por dois anos no Hotel Tecnológico do Cefet, ingressa agora na Intec para incubação, desenvolvendo produtos com plástico reciclado - PET das embalagens de refrigerante.
Leia mais:
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo
É a primeira empresa a sair de um processo de pré-incubação para uma incubação no Tecpar.
A diretora da Ecofábrica, Sonia Knopik, 26, está se formando em Design de Produto pela Universidade Federal do Paraná e é a primeira mulher a ingressar na Intec.
Para ela, "o maior desafio da empresa é o de atuar em uma área que ainda não tem referência no mercado brasileiro: o design ecológico".
O período de pré-incubação no Hotel Tecnológico proporcionou ingressar no mercado e perceber que o desenvolvimento do produto gera bons resultados. "No segundo ano de existência a empresa praticamente dobrou o faturamento e a produção", aponta Sonia.
Com relação à incubação na Intec a expectativa da empresária é a de "aperfeiçoar a gestão da empresa, explorar o novo material (PET) e aumentar a linha de produção, tornando os produtos mais acessíveis".
A Ecofábrica venceu a etapa estadual do Prêmio CNI 2003, na modalidade gestão de design ecológico e está concorrendo para a etapa nacional. O prêmio é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria – CNI, ao desenvolvimento das práticas empresariais que produzam de forma eficiente e sustentada, gerando riquezas para o Brasil.
Primeira incubadora de base tecnológica do Paraná, a Intec funciona desde 1989 no Instituto de Tecnologia do Paraná, empresa vinculada a Secretaria da Ciência Tecnologia e Ensino Superior. Tem um importante papel no apoio à criação de empresas de sucesso e na expansão da cultura empreendedora no Estado.
A incubadora já graduou 20 empresas, que lançaram mais de 140 novos produtos no mercado e geraram 430 empregos diretos e cerca de 1720 indiretos. Em 2002, as empresas graduadas, em conjunto, faturaram aproximadamente R$ 87,9 milhões.
A Intec dispõe de vagas para projetos inovadores nas seguintes áreas: eletro-eletrônica, informática, novos materiais, metal-mecânica, engenharia biomédica, biotecnologia, alimentos, design, tecnologia da informação, gestão ambiental, gestão do conhecimento e gestão e tecnologia urbana.
Fonte: Agência Estadual de Notícias