Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Índios terão vaga garantida nas universidades

Andréa Lombardo - Folha do Paraná
19 abr 2001 às 12:21
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governo do Estado escolheu a véspera do Dia do Índio para aprovar o projeto de lei nº 232/2000, que garante o acesso diferenciado dos índios às universidades. As cinco universidades estaduais terão que destinar três vagas por ano exclusivamente para a comunidade indígena. A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior é que vai estabelecer as regras para que a lei seja cumprida pelas instituições envolvidas.

O autor do projeto, deputado estadual César Silvestre (PPS), afirmou que a idéia é resgatar o direito que os índios têm de poder competir em igualdade de condições no mercado de trabalho. Consta na justificativa do projeto que "a população indígena, a partir do contato com os não-índios, suportou toda sorte de adversidades e até hoje sofre preconceitos e discriminações, com grandes dificuldades e falta de apoio quando quer, voluntariamente, incorporar-se à vida nacional".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Para Silvestre, garantindo o acesso à educação, será possível assegurar a melhoria da qualidade de vida das tribos. Ele acredita que os índios poderão aplicar seus conhecimentos na sua reserva, melhorando as condições de saúde, educação e técnicas agrícolas. "Muitas tribos do Paraná, que se mantêm da agricultura de subsistência, estão morrendo de fome", afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-092

Incêndio atinge abatedouro de frangos no Norte Pioneiro neste domingo

Imagem de destaque
Vale do Ivaí

Passageira morre e quatro se ferem em capotamento de carro em Faxinal

Imagem de destaque
Capital

Desfile com cerca de 6,2 mil pessoas festeja em Curitiba os 202 anos da Independência do Brasil

Imagem de destaque
Região

Motociclista morre e passageiro fica ferido em colisão traseira em Lidianópolis

A única garantia dada aos índios, até agora, é o ensino infantil. As reservas indígenas do Paraná contam com 26 escolas, de 1ª a 4ª série.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade