O faturamento da indústria paranaense cresceu 7,53% em julho em relação a maio. O bom resultado foi puxado pelo crescimento das vendas realizadas dentro do Paraná e para outros estados brasileiros. No semestre, as vendas do setor industrial do Estado aumentaram 2,15%, na comparação com o mesmo período de 2004. Os dados são da pesquisa Análise Conjuntural, elaborada pelo Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e divulgada nesta terça-feira.
Segundo o Departamento Econômico da Fiep, em junho vendas industriais aumentaram 12,72% dentro do Paraná e 7,40% no Brasil. Também houve alta de 0,77% no faturamento com a exportação, menos significativo em função do câmbio menor em relação a 2004.
O desempenho de janeiro e junho foi recorde entre as compras dentro do país, que foram 19,48% superiores ao mesmo período do ano passado. As compras de produtos importados tiveram alta de 0,67%. Também houve expansão das compras dentro do Paraná (12,44%). No mês, houve queda 2, 16% nas compras dentro do Estado.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
Em junho, a indústria paranaense gerou 7,6 mil novas vagas de trabalho (1,26%) sobre o mês de maio. Produtos Alimentares (2,92%), Química (2,88%) e Bebidas (2,83%) foram setores que mais aumentaram seus quadros.
Os setores com maiores declínios foram Material Elétrico e de Comunicações (4,55%), Têxtil (3,43%) e Couros, Peles e Produtos Similares (2,85%).
Fonte: AEN