A internet melhorou a vida da maior parte dos usuários brasileiros (86%) e hoje já é vista quase como uma necessidade para 70% dos consumidores online no Brasil. É o que mostra o primeiro Cyberstudy International da America Online em parceria com a RoperASW realizado no país.
Para ter uma idéia da importância da web na vida dessas pessoas, a pesquisa perguntou o que elas preferiam se estivessem isoladas numa ilha deserta: um micro com acesso à internet, uma televisão ou um telefone? Resultado: 78% dos entrevistados escolheram a primeira opção.
O levantamento mostrou ainda que os serviços bancários estão entre os recursos mais utilizados na internet brasileira. Quase 50% dos usuários residenciais no Brasil dizem utilizar os serviços bancários online regular ou ocasionalmente.
Esse índice é ainda mais surpreendente se comparado ao número constatado em outros países: EUA (29%), Japão (14%), Reino Unido (38%), França (33%) e Alemanha (41%).
Cerca de 55% dos brasileiros conectados à internet também estão atrás de informações sobre lazer, incluindo críticas de restaurantes ou de cinema. Mais da metade (52%) utiliza a web para pesquisar os produtos que compram.
Segundo o estudo, 55% dos entrevistados dependem da internet para as notícias esportivas, contra 45% nos EUA, 43% no Canadá, 44% no Japão, 46% no Reino Unido, 28% na França e 36% na Alemanha.
A pesquisa também revelou que mais de 75% dos internautas brasileiros, regular ou ocasionalmente, comunicam-se com seus amigos ou parentes online. No trabalho, os consumidores online brasileiros aproveitam a internet para planejar suas férias (50%) ou mesmo organizar eventos sociais (58%).
Vale lembrar que o estudo brasileiro ligou para 300 assinantes de serviços Internet, entre 18 e 65 anos de idade, nos principais mercados do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Curitiba.
Para ter uma idéia da importância da web na vida dessas pessoas, a pesquisa perguntou o que elas preferiam se estivessem isoladas numa ilha deserta: um micro com acesso à internet, uma televisão ou um telefone? Resultado: 78% dos entrevistados escolheram a primeira opção.
O levantamento mostrou ainda que os serviços bancários estão entre os recursos mais utilizados na internet brasileira. Quase 50% dos usuários residenciais no Brasil dizem utilizar os serviços bancários online regular ou ocasionalmente.
Esse índice é ainda mais surpreendente se comparado ao número constatado em outros países: EUA (29%), Japão (14%), Reino Unido (38%), França (33%) e Alemanha (41%).
Cerca de 55% dos brasileiros conectados à internet também estão atrás de informações sobre lazer, incluindo críticas de restaurantes ou de cinema. Mais da metade (52%) utiliza a web para pesquisar os produtos que compram.
Segundo o estudo, 55% dos entrevistados dependem da internet para as notícias esportivas, contra 45% nos EUA, 43% no Canadá, 44% no Japão, 46% no Reino Unido, 28% na França e 36% na Alemanha.
A pesquisa também revelou que mais de 75% dos internautas brasileiros, regular ou ocasionalmente, comunicam-se com seus amigos ou parentes online. No trabalho, os consumidores online brasileiros aproveitam a internet para planejar suas férias (50%) ou mesmo organizar eventos sociais (58%).
Vale lembrar que o estudo brasileiro ligou para 300 assinantes de serviços Internet, entre 18 e 65 anos de idade, nos principais mercados do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Curitiba.