Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Intoxicações aumentaram em 2000

Redação - Folha do Paraná
29 jan 2001 às 19:03

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apesar do número de surtos de intoxicação alimentar ter diminuido no Estado no ano passado, em comparação a 1999, o número de pessoas intoxicadas aumentou 32,8%. Em 1999, a secretaria registrou 195 surtos e 1.088 pessoas foram intoxicadas. No ano passado, dados preliminares (a secretaria ainda não fechou o balanço total) apontam apenas 47 surtos, no entanto, 1.444 pessoas foram infectadas.

O maior número de intoxicações aconteceu principalmente nas residências. Isso, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, se justifica pela manipulação e conservação inadequada dos alimentos dentro de casa. No verão, o problema se agrava, principalmente pela rápida deterioração dos alimentos em função do calor.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Mais da metade dos surtos registrados em 2000 (29) aconteceram em domicílios. Sete deles foram registrados em restaurantes e lanchonetes, cinco em festas comunitárias, três em escolas, dois em hospitais e um em local não identificado. Das pessoas infectadas no ano passado, 542 foram hospitalizadas e uma morreu.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras

Imagem de destaque
Concursados podem ser remanejados

Deputados estaduais do Paraná aprovam privatização da estatal Celepar

Imagem de destaque
Ambev

Cervejaria abre as portas para visitação do público; fábrica de Ponta Grossa está na lista

Imagem de destaque
Em elaboração

Projeto de estudo do trem que ligará Londrina a Maringá deve ficar pronto em 2025

A morte, conforme informa a técnica da Divisão de Alimentos da secretaria, Eliana Scucato, aconteceu por causa de um dos maiores responsáveis pela intoxicação alimentar: o bolo com cremes. Ela explica que bolos com cobertura ou recheados e a maionese são os principais causadores da intoxicação alimentar. No ano passado, 13, dos 47 surtos, foram causados por maionese e sete por bolos com cobertura.
Condições inadequadas de limpeza e suspeitas de alimento intoxicado em lanchonetes e restaurantes de Curitiba devem ser denunciadas na Secretaria Municipal de Saúde pelos números (0xx41) 322-4222 ou (0xx41) 350-9408. Sob qualquer suspeita de intoxicação, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo