Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Baixas temperaturas

Inverno chega com promessa de frio e seca

Redação - Folha de Londrina
20 jun 2003 às 10:59

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pouca chuva, muito frio e, pela manhã, alguma neblina. Essas são as três principais características do inverno, que começa neste sábado às 16h10 e se estende até 23 de setembro. Na região de Londrina, a temperatura só deve começar a cair a partir de segunda-feira.

Segundo o meteorologista Marcelo Brauer, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), ao contrário do ano passado, a região Norte do Estado terá um inverno típico de poucas chuvas e temperaturas baixas. A média esperada no início da manhã deve variar de 12º a 14º, dois graus abaixo do registrado no ano passado, cuja média em agosto e junho chegou aos 16º. ''Este ano também teremos maior número de dias seguidos de frio'', diz.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os veranicos do ano passado não devem se repetir. ''É natural que ocorram dias com temperaturas mais agradáveis entre a chegada de uma frente fria e outra, o que não deve acontecer são dias com calor e temperatura alta à tarde'', explica. Para o fim do dia o Simepar está prevendo médias de 20º, cinco graus a menos que no inverno passado. A formação de nevoeiros no início da manhã também será frequente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vampiro de Curitiba

Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Atenção!

Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


A falta de chuvas, típica da região norte, deve ser sentida este ano. Já a possibilidade de ocorrência de geadas é baixa. Segundo o Simepar podem ocorrer uma ou, no máximo, duas geadas no ano. ''A principal preocupação para a agricultura é com os produtores de café do Norte, mas o serviço de geadas do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) tem como prever isso com 48 horas de antecedência'', analisa.

Brauer esclarece que o inverno pouco convencional de 2002 foi causado por um aquecimento anormal das águas do Pacífico Sul, cuja ação foi maior na Austrália e oeste da América do Sul. Essa onda de calor interferiu no deslocamento das frentes frias polares, desviando-as para o mar antes de chegarem ao Estado. ''Esse padrão não se repetiu este ano, portanto o inverno deve ser normal'', considerou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo