Os técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) encerraram a Operação Especial Papai Noel. Diversos brinquedos foram apreendidos. De acordo com o gerente Roberto Tamari, é imprescindível que o consumidor esteja atento na hora das compras. "Há riscos, principalmente para as crianças, caso tenham contato com um brinquedo que não possua o selo do Inmetro", advertiu.
A orientação também é para que o consumidor adquira produtos somente em lojas devidamente regulamentadas e estabelecidas, evitando comprar artigos de vendedores de rua ou sem comprovação de procedência.
No relatório, os técnicos que realizaram a operação especial em todo o Estado registraram a apreensão de 728 brinquedos irregulares, de 29.634 verificados em 16 estabelecimentos comerciais.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
OPERAÇÃO – Todos os anos, por recomendação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), técnicos do Ipem realizam a Operação Especial Papai Noel, com o objetivo de retirar do mercado brinquedos e produtos que não estejam de acordo com as especificações da legislação federal.
O gerente do Gefis explica que, a exemplo dos anos anteriores, os focos principais este ano foram os brinquedos e luminárias tipo pisca-pisca, que dependem de especificações impostas por legislação especial.
Para poder ser legalmente vendido, qualquer brinquedo tem que ser certificado pelo Inmetro (com AEN).