O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) está convocando os 2.252 proprietários de táxis licenciados pela Prefeitura de Curitiba, para a aferição dos taxímetros, como ocorre em todos os anos. A operação terá início na sexta-feira (1) e termina em 29 de outubro. A data de comparecimento dos carros segue a relação do número constante na porta de cada veículo.
Os taxistas deverão comparecer à subsede do Ipem, na Avenida Erasto Gaertner, 1.737, das 8h30 às 11h e das 13h às 16h30, conforme escala montada pelo instituto (leia na tabela em anexo).
Para a verificação é preciso apresentar os seguintes documentos: certificado oficial de última aferição, juntamente com veículo, cópia do CRLV (cadastro do veículo feito pelo Detran) e cópia de comprovante de residência. Para o táxi especial, além da documentação anterior, deverá ser apresentada a permissão especial da prefeitura. Caso o veículo passe por reparo mecânico, o dono do táxi deve, com antecedência, solicitar a prorrogação de prazo para a verificação periódica.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
O proprietário que não comparecer na data indicada estará sujeito às sanções previstas nos artigos 8.º e 9.º da Lei 9.933/99, que falam em advertência, multa, interdição, apreensão, suspensão e cancelamento do registro. O Ipem lembra ainda que a realização deste serviço está condicionada à apresentação do comprovante de pagamento da Taxa de Serviço Metrológico.
USUÁRIO – Para descobrir se o taxímetro foi verificado, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase "verificado até 2013".