Oito equipes do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) participam da Operação Viva o Verão nas praias paranaenses. Os trabalhos alcançarão desde a praia de Coroados, em Guaratuba, até Pontal do Sul, em Pontal do Paraná.
Serão quatro equipes para verificação e fiscalização de instrumentos, englobando balanças, bombas medidoras de combustíveis, medidas de volume e medidas de comprimento nos estabelecimentos comerciais do litoral. Na verificação de balanças, os técnicos do Ipem verificam todas as categorias, desde as do mercado de peixes, dos açougues, supermercados e das feiras ao ar livre até as mais sofisticadas, de farmácias e restaurantes que servem alimento pronto para consumo imediato.
Duas equipes serão responsáveis pela fiscalização de produtos pré-medidos, como refrigerantes, cervejas, água mineral, refrescos líquidos e em pó, protetor solar, produtos de auto-serviços dos supermercados e panificadoras, pescados congelados; e materiais de construção. Outras duas equipes estarão encarregadas da fiscalização de produtos certificados e produtos com conformidade avaliada, que são os produtos têxteis, mangueira e registro para GLP, brinquedos, preservativos masculinos, dispositivos elétricos de baixa tensão para uso residencial, isqueiros, capacetes para motocicletas, pneus para automóvel e motos, extintores de incêndio, fogões e bebedouros elétricos.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Atendimento especial – Além do serviço de rotina de seus técnicos, o Ipem também terá contato direto com o veranista, com uma tenda armada na Feira de Serviços - Paraná em Ação, instalada na Praia Central de Guaratuba. No local estarão dois técnicos do instituto para fornecer informações e também receber denúncias de possíveis irregularidades em produtos comercializados no litoral, que serão imediatamente transmitidas às equipes de fiscalização.