O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Curitiba terá reajuste de 4,2% para o exercício de 2010 O índice se refere à inflação medida nos últimos 12 meses de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.
Para pagamento a vista, o desconto será de 5,5%. Os carnês para pagamento do imposto serão entregues via correio a partir da primeira semana de janeiro. O valor total do imposto pode ser parcelado em 10 vezes.
Os talões do IPTU-2010 trazem também o valor correspondente à taxa de coleta do lixo. O valor para os imóveis residenciais e de uso misto será de R$ 174,00. Para os imóveis não-residenciais o valor é de R$ 298,00. Quem não receber o carnê poderá obter uma segunda via no prédio central da Prefeitura, nas Ruas da Cidadania ou imprimir pela internet, no site da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br), menu à esquerda, no link Tributos Municipais.
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
Curitiba tem 522.765 imóveis cadastrados para receber o carnê entre residenciais, não-residenciais e imóveis vagos. Destes 104.727 estão enquadrados em isenção ou redução de alíquota de IPTU.
A Secretaria Municipal de Finanças alerta os contribuintes em atraso com o IPTU para regularizarem o débito até 30 de dezembro, último dia de expediente bancário em 2009. A partir desta data, o valor passa para a dívida ativa, tendo então incidência de encargos legais, como multa, juros e correção monetária.