As regras para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2004 aguardam votação na Assembléia Legislativa. A mensagem fixando o número de parcelas e os percentuais de desconto precisa ser aprovada este ano, para entrar em vigor no próximo.
De acordo com informações do gabinete do deputado Marcos Isfer (PPS), relator do IPVA, a mensagem do governo fixa em 15% o desconto em fevereiro, 5% o desconto em março e permite o parcelamento em cinco vezes, a partir de março.
O IPVA é fixado com base no valor venal do automóvel (1% para ônibus e caminhões a carros de locação, e 2,5% para automóveis registrados no Detran ou Secretaria de Estado da Fazenda). O governo decidiu liberar o contribuinte do pagamento em janeiro, quando a população já tem que pagar Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e está com o orçamento comprometido por causa dos gastos adicionais de final de ano.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Para este ano, as regras previam desconto de 15% em janeiro, 5% em fevereiro e seis parcelas. A mensagem original chegou com previsão de apenas três parcelas, mas o número foi aumentado através de emenda no Legislativo.
Leia a matéria completa na edição desta quarta da Folha de Londrina