Quase 600 mil turistas visitaram a usina de Itaipu em 2006. Só pelo lado brasileiro da usina, foi registrado um total de 422.421 pessoas, procedentes de 120 países e territórios. No lado paraguaio, do início de janeiro até o último 21 de dezembro do ano passado, 150.951 mil turistas visitaram a usina.
Ao total de visitantes, soma-se ainda o número - ainda não apurado - dos turistas atendidos nas outras atrações do Complexo Turístico de Itaipu, como a iluminação da Barragem, o Ecomuseu e o Refúgio Biológico Bela Vista.
Itaipu já se firmou como o segundo destino turístico mais importante na região da fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina. Em número de visitantes, só perde para as Cataratas do Iguaçu, que receberam no ano passado 954.039 turistas.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Este ano, como reflexo da seca prolongada que atingiu o Rio Iguaçu e a crise nos aeroportos, houve queda no número de turistas tanto nas Cataratas do Iguaçu - em 2005, foram 1.084.239 pessoas - quanto em Itaipu, que no ano passado recebeu 670.380 pessoas, das quais 492.318 pessoas apenas pelo lado brasileiro.
Como visitar Itaipu
Caso você ainda não conheça Itaipu ou quer repetir o passeio, veja como é fácil visitar a maior usina hidrelétrica em operação do mundo. Há várias opções de visita e todas elas têm início no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu, localizado na Avenida Tancredo Neves, 6.702. É permitido filmar e fotografar em qualquer tipo de visita.
Tipos de Visitas
Turística (Usina) - gratuita
Turística Integrada (Usina-Ecomuseu) - gratuita
Turística Integrada (Usina-Refúgio Biológico Bela Vista) - gratuita
Circuito Especial à Usina - paga
Institucional-Técnico-Científica - restrita