Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
1º no Brasil

Itaipu vai abrigar escritório descentralizado da FAO

Redação Bonde
03 out 2011 às 17:20

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) vai receber o primeiro escritório descentralizado da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil. Hoje, apenas Brasília mantém uma estrutura física do órgão. Os detalhes foram acertados nesta quinta-feira (29), em Curitiba, em reunião entre o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, e o representante da FAO no Brasil, o moçambicano Helder Muteia.

O objetivo do novo escritório, além de descentralizar a atuação da FAO no Brasil, será identificar as ações que Itaipu e outros atores desenvolvem na região Oeste do Paraná e que possam ser replicadas em países da América Latina e da África. "É uma parceria fundamental para difundir nossas políticas e um fortalecimento da nossa visão de sustentabilidade", declarou Samek.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o Herlon Almeida, FAO e Itaipu negociavam a abertura do escritório em Foz do Iguaçu havia oito meses. Com a definição, ele espera que até o final do ano o convênio entre as duas instituições seja assinado e a nova estrutura comece a funcionar. O Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Secretaria de Agricultura e de Abastecimento do Estado serão convidados a participar do projeto.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


Entre as ações socioambientais de Itaipu que poderão ser objeto de avaliação do novo escritório estão a gestão por bacias hidrográficas; o trabalho com as energias renováveis, com ênfase em biogás e geração distribuída; as políticas de segurança alimentar e nutricional – como a agroecologia e a agroindústria. "Não se trata de levar programas para outros países, mas de apresentar ações, experiências e metodologias que Itaipu ajudou a resolver", afirmou Almeida.

Samek acrescentou que o fortalecimento da chamada relação Sul-Sul – entre os países em desenvolvimento – é um dos objetivos do diretor-geral eleito da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva. Graziano toma posse no cargo em janeiro, na sede da FAO, em Roma, Itália.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo