Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Norte Pioneiro

Jacarezinho completa 107 anos nesta segunda-feira

Redação Folha de Londrina
01 abr 2007 às 12:35
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Jacarezinho, no Norte Pioneiro, completa 107 anos nesta segunda-feira (02) e, para comemorar, programou diversas atividades culturais e esportivas. As festividades começam hoje, com a volta da Corrida Rústica 02 de Abril. Os participantes percorrerão as ruas centrais da cidade, e os cinco primeiros colocados de cada uma das cinco categorias receberão prêmios, como medalhas, troféus e prêmios em dinheiro.

No mesmo dia, também acontece a abertura da exposição ''Cultura Popular de Jacarezinho'', no Cine Teatro Iguaçu, com obras de oito artistas plásticos locais, e o Baile Miss Jacarezinho, na AABB, que vai eleger, entre 14 candidatas, a representante da cidade no Miss Paraná. Realizado anualmente na véspera do aniversário do município, o concurso ficou famoso por ter revelado a atriz Grazi Massafera há alguns anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas o ponto alto da comemoração acontece na segunda-feira à noite, com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel). A famosa polka de Johann Strauss e um trecho bastante conhecido da ópera Carmem, de Bizet, além de músicas de Beethoven, Grieg e Dvorak, compõem o concerto, que tem entrada franca. Solenidade cívica, missa, culto, uma copa de futebol amador e, mais para a frente, uma competição automotiva completam a programação do município.

Leia mais:

Imagem de destaque
Desastres naturais

Fatores que levaram à tragédia no Rio Grande do Sul também estão presentes no Paraná

Imagem de destaque
'Ver a Cidade'

Alunos de Engenharia da Unioeste iniciam fiscalização remota de obras paralisadas

Imagem de destaque
Mulher está presa em Londrina

MPPR afirma que processo de mulher presa suspeita de matar a própria filha prosseguirá; ex-marido será julgado nesta quarta

Imagem de destaque
Região

Motociclista morre ao ser atingido por carro e arremessado após colisão em Campo Mourão


História - A cidade, que, em sua fundação em 1900 recebeu o nome de Nova Alcântara, e só três anos depois receberia o nome que preserva até hoje, foi colonizada por fluminenses, paulistas e mineiros. Um dos primeiros pólos de desenvolvimento agrícola do Estado, sua riqueza maior continua partindo desse setor, mas também da prestação de serviços. Dentre as atrações turísticas, a mais conhecida é a Catedral Diocesana, onde estão os afrescos de Sigaud, e o Morro do Cruzeiro, além dos parques e rios. Jacarezinho é considerada um pólo estudantil no Norte Pioneiro.

Para a prefeita Tina Toleti, uma das coisas a se comemorar neste aniversário é a criação da Universidade Estadual do Norte do Paraná, a partir da junção com universidades das cidades de Bandeirantes e Cornélio Procópio. ''Além disso, na área da educação, estamos solicitando uma universidade aberta e pleiteando também a vinda de uma unidade da Universidade Tecnológica Federal, antigo Cefet, para cá'', enuncia. Tina é a primeira mulher a assumir o cargo em toda a história da cidade. Com apenas 28 anos, é também a mais jovem à frente de uma prefeitura no Paraná.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade