A prefeitura de Jacarezinho lança nesta quarta-feira, às 20 horas, o projeto de desenvolvimento sustentável ''Bairro que Faz'' na sede da Associação Comercial Industrial da cidade.
O programa é uma iniciativa do Sebrae/PR em parceria com a prefeitura e prevê o estímulo e a criação de oportunidades de ocupação e geração de renda.
Na primeira etapa, em 2003, o projeto prevê o atendimento de quatro mil pessoas e a implantação de 200 novos empreendimentos formais ou informais.
Leia mais:
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
O programa é amparado em uma pesquisa realizada pelo Sebrae que constatou, além da ampliação das responsabilidades econômicas e sociais das administrações municipais, graves índices de desempregos e pobreza em vários bairros do município.
A proposta do projeto é estimular o empreendedorismo nas comunidades e cooperar com os moradores para que, em seguida, eles possam viabilizar seus próprios negócios.
O projeto prevê a realização de palestra de motivação, seminários, treinamentos de qualificação profissional, consultoria empresarial, elaboração de planos de negócios, reuniões e participação em feiras e eventos.
Na primeira etapa também estão previstas a implantação da pedagogia empreendedora na rede escolar e a criação de um local de atendimento a comunidade no próprio bairro.
Os coordenadores estimam que serão criadas 400 ocupações de trabalho com o desenvolvimento do projeto.
Nos anos seguintes, a expectativa do Sebrae é que, além do atendimento de mais seis mil pessoas/ano, sejam implantados novos empreendimentos formais e informais com a criação de 900 ocupações de trabalho.
O planejamento do programa prevê o trabalho de orientação e estímulo durantes os próximos três anos.
No setor de divulgação está planejado a criação de um selo ''Feito aqui'', a manutenção da pedagogia empreendedora na rede escolar e a formação de grupos empresariais setoriais.
O ''Bairro que Faz'' também tem o apoio da Cúria Diocesana, da Caixa Econômica Federal, governo do Estado e Senai. O público alvo do projeto serão as pessoas desempregadas, jovens, donas-de-casa, lideranças, trabalhadores autônomos e empreendedores formais e informais.