À medida em que o reforma.com se aproxima de seu primeiro aniversário, a versão on-line de um dos mais importantes jornais diários da cidade do México, começa a ver os frutos de seus trabalhos. O reforma.com, lançado em abril de 2000, já tem uma média de 650.000 visitas diárias e está agressivamente se expandindo com fluxo de mídia e rádio pela Internet.
Salvador Camarena, o subdiretor do portal, atribui uma grande parte do sucesso do reforma.com à integração do pessoal de editorial, de arte e comercial do jornal à força de trabalho do website. "Nós não contratamos separadamente pessoal de editorial on-line, para produzir conteúdo para o site", diz Camarena, o qual antes de se juntar ao reforma.com trabalhou como repórter e editor para a edição impressa do jornal por sete anos. "Os repórteres, escritores e fotógrafos do jornal contribuem regularmente para o site e a equipe de vendas do La Reforma também vende anúncios para o reforma.com", explica Camarena. O site é atualizado "quando ele merece", diz Camarena, e por esta razão que ele considera o jornal e o website complementares um do outro e não competidores.
A versão on-line do jornal diário tem uma equipe de 50 pessoas que realizam funções técnicas, editoriais e de desenho, assim como um time dedicado às aplicações de vídeo e áudio. O website se expandiu com áudio e vídeo, utilizando transmissões em tempo real de entrevistas coletivas, eventos culturais e esportivos. "Nós estamos investindo em rádio pela Internet, que é uma nova possibilidade excitante. Até recentemente era quase impossível obter uma licença para transmissão pelas ondas de rádio do México", diz Camarena. "Os acessos ao conteúdo em vídeo ainda estão devagar, admite Camarena, mas estão crescendo".
Leia mais:
Minha Casa Minha Vida autoriza a construção de 1.282 casas para 44 cidades do Paraná
UEM ocupa primeiro lugar no ranking de produção científica feminina no Brasil
Paranaprevidência abre inscrições para concurso público
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
O reforma.com e o jornal La Reforma são propriedade do Grupo La Reforma de Monterrey. O grupo também possui diversos outros jornais através do México, os mais notáveis são El Norte em Monterrey e El Mural em Guadalajara, que também possuem edições on-line de muito sucesso. De fato, o número de visitas ao elnorte.com foi praticamente o dobro das visitas ao reforma.com em 20 de março, ultrapassando a marca de um milhão.
Embora ambas as versões impressas tenham quase a mesma circulação diária - em torno de 145.000 durante a semana - a cidade de Monterrey possui menos da metade da população da cidade do México. "El Norte é "o jornal" de Monterrey. Ele tem sido publicado há 60 anos", explica Camarena. "É muito mais um jornal comunitário, e da mesa do café da manhã, enquanto temos uma competição muito acirrada no mercado da cidade do México".
No entanto, elnorte.com, elmural.com e reforma.com trabalham intimamente juntos. "Existe grande sinergia. Nós nos alimentamos continuamente com conteúdo" diz Camarena.
O grupo pretende criar versões on-line de seus outros jornais, com o Mexico City"s Metro programado para ser lançado no final do ano. "Nós estamos fazendo isso lentamente", diz Camarena. "Nós estamos indo muito bem, mas isto ainda não é um negócio".
Apesar da Internet e das mudanças políticas no México oferecerem oportunidades de diversificação para grupos de mídia, Camarena admite que obstáculos técnicos continuam a atrapalhar o crescimento. "Banda larga", ele diz. "Ainda não há capacidade suficiente. Mas quando houver, o crescimento será fenomenal". Ao menos é nisso que o reforma.com está apostando.
< Leia mais>Prince lança primeira música de seu novo álbum no Napster