O diretor-presidente do Canal Paraná (que integra uma TV e duas rádios) José de Melo vai afastar-se por dois meses da TV para atender ao pedido da secretária de Estado da Cultura Monica Rischbieter, de expandir a programação das rádios FM 97,1 Mhz e AM 630 Khz para todo o Estado.
Melo foi chamado anteontem à secretaria para discutir o afastamento e começar a programar viagens por todo Estado. "Para as FMs vamos oferecer a nossa programação atual de 46 programas musicais de todos os gêneros para ser intercalada à grade existente em cada região. Nas AMs a idéia é investir cerca de R$ 30 mil em equipamentos e definir uma linha de programação voltada a serviços e utilidade pública com informações para a área rural", esclarece.
Cerca de 40 emissoras de rádio AM e FM poderão receber via satélite a programação que hoje atinge um raio de apenas 200 quilômetros a partir de Curitiba. Para as AMs deverá ser montada uma grade de programas rurais, não só de serviços agropecuários mas também de música de raiz, ou sertaneja autêntica.
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O diretor reconhece que existe uma carência grande de programação no interior do Estado e que é muito caro para as rádios produzirem isoladamente. Por isso, será oferecida uma grade de programas sobre agricultura, pecuária e jornalismo, que podem complementar e enriquecer a grade.
Com relação ao seu desligamento temporário da direção da TV, Melo garante que não haverá retrocesso. "Ainda não ficou definido quem vai assumir a TV, mas de forma alguma a produção será prejudicada. A nova TV tem tido um grande impacto principalmente nas pequenas e médias cidades, que não recebiam a Cultura nem tinham qualquer programa estadual".
Segundo ele, mais 12 cidades encaminharam propostas para retransmitir o Canal Paraná, que foi inaugurado dia 31 de maio composto de 21 emissoras. "Seis programas já foram analisados e estão se adequando à linguagem e padrão estético para começar a gravar os programas-piloto. Entre as cidades que apresentaram proposta está Apucarana, Londrina e Cianorte. "São programas voltados à educação infantil, meio-ambiente e cultura", adianta.
O Canal Paraná abre novas possibilidades de mercado para as produtoras de áudio e vídeo de todo Estado, que podem ter o canal como vitrine para suas produções. Não haverá aumento da capacidade de produção. A idéia é terceirizar projetos, que serão analisados por um conselho e encaminhados ao departamento comercial, que busca patrocinadores.