Jovens da Revista Viração em Curitiba produziram uma série de materiais para informar a população sobre o funcionamento do Conselho Tutelar e também para orientar os cidadãos antes da eleição deste domingo (25). A capital paranaense elegerá 45 conselheiros, cinco para cada uma das nove regionais da cidade. Eles terão um mandato de três anos.
Os vídeos e textos produzidos fazem parte do projeto "Agentes de Direitos", que acontece em parceria com a Ciranda – Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência e o Observatório de Violências da Infância do Centro de Estudos de Segurança Pública e Direitos Humanos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As ações são destinadas principalmente a adolescentes de 16 e 17 anos, que terão a chance de votar pela primeira vez.
De acordo com a coordenadora do Observatório, Ana Christina Brito Lopes, o objetivo é garantir que os meninos e meninas conheçam o real papel dos conselheiros tutelares. "Tudo começou a partir de uma pesquisa minha, do doutorado, sobre a proteção de crianças e adolescentes a partir do atendimento dos conselheiros tutelares. Percebi, pela fala dos próprios conselheiros, que existia uma imagem punitiva e ameaçadora do Conselho Tutelar, o que é um equívoco, já que se trata de um órgão de proteção. Adolescentes também confirmaram que os pais ameaçam: ‘se você fizer algo vou te mandar para o Conselho Tutelar’", contou.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Segundo ela, as eleições deveriam ser mais divulgadas e conhecidas pela população. "Por que não existe um horário político gratuito, uma vez que os temas da infância devem ser tratados como prioridade absoluta?", questiona. "Fora isso, acho muito importante que os adolescentes sejam incentivados a votar, porque na verdade os conselheiros é que atenderão a essa parcela da população", completa.
Os materiais produzidos pelos jovens do projeto, bem como fotos e outras informaçõs dos candidatos, podem ser acessados no blog http://observatoriodeviolenciasnainfanciaufpr.wordpress.com/.