Uma festa ou reunião no salão do edifício pode ser a situação ideal para os ladrões entrarem em ação. Segundo a polícia, os criminosos aproveitam a distração do porteiro, infiltram-se entre os convidados e arrombam apartamentos vazios. De acordo com o delegado adjunto da 10 Subdivisão Policial de Londrina (SDP), Márcio Vinícius Amaro, o grupo é formado por duas mulheres e um homem, normalmente bem vestidos, que furtam jóias e dinheiro e saem sem chamar a atenção.
Pelo menos duas ocorrências já foram registradas somente este mês em Londrina; ambas em condomínios de luxo. Uma delas ocorreu no apartamento da dona de casa Maria Yamaka Matida, 70 anos. ''Toda a família estava fora e, quando minhas filhas entraram em casa, perceberam que a fechadura da porta social estava arrancada, as gavetas fora do lugar e as roupas de cama estavam remexidas'', descreveu.
O grupo levou jóias e dinheiro. O laptop de uma das filhas de Maria foi encontrado dentro de uma lata de lixo, possivelmente indicando que os ladrões pretendiam levar o equipamento, mas desistiram na última hora para não chamar a atenção. Os moradores contaram à dona de casa que os ladrões entraram no edifício no momento em que ocorria um almoço no salão de festas. O condomínio possui circuito interno de televisão, mas as câmaras não gravam as imagens.
O síndico do edifício, Pedro Henrique, frisou que uma assembléia decidirá como a segurança do local será reforçada. Ele também informou que as câmeras de um edifício vizinho registraram a presença dos ladrões.
Leia a matéria completa na edição desta terça da
Folha de Londrina