Os equipamentos laptops, comprados recentemente pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), começarão a ser utilizados no apoio à fiscalização do trânsito nos próximos dias. A autorização foi dada nesta terça-feira, pelo governador Roberto Requião durante a primeira reunião do "Operação Mãos Limpas" deste ano.
O Sistema de informática criado pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), com software livre, para os computadores portáteis vai substituir o sistema de fiscalização digital, que funcionava no governo anterior junto ao Detran, ao custo de R$ 500 mil por mês. Esse desembolso era feito para o consórcio Paraná Mais Seguro, que mantinha apenas 12 equipamentos móveis funcionando.
A Celepar desenvolveu o software de busca em que o policial poderá identificar a situação do veículo em poucos minutos. Ao digitar o número da placa, imediatamente o sistema vai apresentar a marca, modelo e cor. Simultaneamente vai indicar se o veículo é roubado, se está regular com o pagamento do licenciamento e IPVA.
Leia mais:
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Morador de Paranaguá ganha prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná
Inicialmente, os equipamentos vão funcionar em blitze que serão feitas em Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá e Foz do Iguaçu, e também nas estradas. O sistema será alimentado diariamente com todas as alterações que ocorrem no Detran e os equipamentos serão utilizados pelos policiais militares e civis nas blitze.