Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Denúncias na obra

Legislativo aprova CEI para investigar Usina de Mauá

Redação Bonde com ALEP
21 jun 2011 às 12:24

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou na sessão ordinária de segunda-feira (20) requerimento autorizando a instalação da Comissão Especial de Investigação (CEI) para analisar o cumprimento dos fatores condicionantes estabelecidos na licença ambiental para a instalação da Usina Hidrelétrica de Mauá.

O requerimento, de autoria do deputado Rasca Rodrigues (PV), explica que a Comissão será composta por sete parlamentares e terá prazo de 90 dias para concluir o esclarecimento de dúvidas em relação às obras e apresentação de um relatório final.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Rasca Rodrigues, que era secretário de Estado do Meio Ambiente na época do encaminhamento do processo de licença ambiental da UHE de Mauá, tem manifestado preocupação em relação a denúncias que apontam o não cumprimento de uma série de termos estabelecidos com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). "Eu dei a licença para a construção desta usina e não estou vendo o cumprimento de uma série de itens acordados, especialmente em relação aos assentamentos", declarou Rodrigues durante uma audiência pública realizada no Legislativo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ataque em Cambé

Pais de Karoline e Luan pedem indenização de quase R$ 2 milhões ao Governo do Paraná

Imagem de destaque
Veja seu local

Provas do concurso da Sanepar serão aplicadas em nove cidades do Paraná neste domingo

Imagem de destaque
Empurrava bicicleta

Idoso morre após ser atropelado por caminhonete na BR-369, em Jataizinho

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário


O evento, organizado pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, aconteceu no início de junho, e teve o objetivo de discutir os direitos humanos dos atingidos por barragens.

Publicidade


De acordo com Rodrigues, foram estabelecidas 71 condicionantes no momento da emissão da licença ambiental. Entre elas, o parlamentar cita como exemplo as não conformidades relacionadas à execução das operações previstas no Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, visando à prevenção e controle de processos erosivos. Ele diz ter recebido também informações sobre problemas de execução do Programa de Limpeza da Bacia de Acumulação, de falta de continuidade do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água e na execução do Programa de Conservação de Flora e Fauna.


A usina


A obra da Usina Hidrelétrica Mauá, a maior em andamento no Paraná, está sendo construída no rio Tibagi, entre Telêmaco Borba e Ortigueira. A casa de força ficará na margem direita do Tibagi, no município de Telêmaco Borba, perto da foz do Ribeirão das Antas, no local conhecido como Poço Preto. Cerca de 90% da obra já foi concluída. A previsão é de que os equipamentos estejam funcionando até o final do ano.

A potência instalada total da hidrelétrica será de 361 MW, energia suficiente para atender a cerca de um milhão de pessoas. A usina está sendo construída em conjunto com a Eletrosul Centrais Elétricas, por meio do Consórcio Energético Cruzeiro do Sul.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo