Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Melhorias

Licitação para revitalizar a Tiradentes está aberta

Redação Bonde
11 nov 2007 às 18:03
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura lançou edital de licitação para as obras de revitalização da praça Tiradentes, no centro da cidade. O valor investido nas melhorias da praça mais antiga da cidade será em torno de R$ 1,1 milhão. O edital tem modalidade tomada de preço, com abertura das propostas no dia 19 de novembro. Com a reforma, a praça ganhará novo piso e iluminação especial.

A praça é o núcleo central da formação da cidade. Foi oficialmente denominada Tiradentes em 1889. Nela, são preservados registros importantes, como o pinheiro araucária, plantado em 1936 por Manoel Ribas, e que está até hoje na praça, além dos monumentos a Tiradentes, Marechal Floriano Peixoto, Getúlio Vargas e à República. É lá também que está localizada a Catedral de Curitiba.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A maior intervenção será no piso da praça, hoje deteriorado e com problemas de acessibilidade em função, principalmente, das raízes expostas das árvores do interior da praça. O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente permitirá a recuperação completa do piso, sem a necessidade de retirar as árvores.

Leia mais:

Imagem de destaque
Garantindo a manutenção

Paraná: Sanepar vai investir R$ 11,2 bilhões em obras até 2028 para universalizar saneamento

Imagem de destaque
Unicentro de Guarapuava

Nova espécie de abelha é descoberta por professora no Paraná

Imagem de destaque
Remuneração será mantida

Desembargador que chamou mulheres de 'desesperadas por homens' é afastado pelo CNJ

Imagem de destaque
Sem licença ou origem legal

Polícia Ambiental orienta como fazer a devolução voluntária de animais silvestres


O novo piso, com base de concreto, ficará elevado numa altura média de cinco centímetros. A elevação evita que as raízes das árvores atinjam o piso. O projeto também prevê rampas para facilitar o acesso e circulação de cadeirantes na praça. Também será refeito todo o calçamento de petit-pave no entorno da praça.

Publicidade


O desenho original da praça Tiradentes, que é do inicio do século 20, será mantido. Vista de cima, o formato dos canteiros lembra uma estrela com uma rosácea no centro da praça. No entorno dos canteiros serão construídas muretas baixas. Todo o trabalho terá acompanhamento de um arqueólogo.


A iluminação da praça será reforçada, para dar mais segurança para a população e também para destacar os monumentos. As luminárias terão uma nova distribuição, melhorando a iluminação no interior. As obras devem começar em dezembro e levar três meses.

Da prefeitura de Curitiba


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade