A Urbs, empresa que gerencia o transporte coletivo na capital, informa que com a realização da 7ª Maratona Ecológica Internacional de Curitiba, no domingo, 118 linhas de ônibus urbanos e metropolitanos terão os seus itinerários alterados durante o período em que os corredores estiverem passando pelas ruas que fazem parte do trajeto dos ônibus.
Doze estações-tubo, a maioria delas no Centro Cívico, serão desativadas das 8h30 às 15h20, e os ligeirinhos Boqueirão/Centro Cívico, que normalmente têm o seu ponto final na estação Secretarias, e Aeroporto, que tem ponto final na estação Centro Cívico, terão ponto final no Círculo Militar.
Passageiros que embarcam ou desembarcam normalmente na região do Centro Cívico devem preferir os pontos localizados nas ruas João Gualberto ou Nilo Peçanha, para onde serão desviadas as linhas de ônibus nesta região da cidade.
Leia mais:
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Das 7h40 às 9h30, nove pontos de parada localizados na rua Nestor de Castro estarão desativados por causa da Maratona. As linhas convencionais Santa Felicidade e Jardim Itália, que vêm de Santa Felicidade, farão o retorno pela Treze de Maio, pegarão as ruas Trajano Reis, Dr. Muricy e retornarão pela Cândido Lopes.
E as linhas convencionais Vila Nori, Fredolin Wolf, Raposo Tavares, Jardim Kosmos, Bracatinga, Primavera e Nilo Peçanha, que vêm da região do Pilarzinho, desviarão pelas ruas Trajano Reis, Dr. Muricy e Cândido Lopes.
Os ônibus biarticulados não sairão das canaletas. Como os atletas deverão cruzar a avenida República Argentina pela avenida Água Verde, na República Argentina a Urbs colocará ônibus expresso a mais para que os biarticulados das linhas Pinheirinho e Santa Cândida/Capão Raso não tenham que cruzar a via enquanto os corredores estiverem passando.
Neste caso, os passageiros que estiverem dentro do ônibus deverão desembarcar, cruzar a pé a Avenida Água Verde e pegar outro biarticulado depois do cruzamento com a Avenida Água Verde. Os veículos estarão aguardando os passageiros para que eles possam prosseguir em seu itinerário.
As estações-tubo desativadas por causa da competição são as estações Paiol (sentido bairro/centro), Secretarias, Assembléia, Centro Cívico, Prefeitura, Comendador Fontana, Santa Quitéria (sentido Terminal Campina do Siqueira) e Praça 19 de Dezembro.
>> A lista completa das linhas de ônibus desviadas por causa da Maratona está no site da prefeitura de Curitiba