A Livraria Cultura anunciará esta semana um investimento no site Super Pedido. A partir de agora, a empresa é uma das sócias do portal de B2B, criado em junho de 2000 quando o grupo financeiro Alana, acionista do Banco Itaú, e o executivo Sérgio Kulokovisky, um dos fundadores e atual diretor da Patagon, entraram em contato com a Livraria Nobel, na busca de uma parceria para montar um site de business-to-business na área de entretenimento.
Segundo Sérgio Herz, diretor da Livraria Cultura, o acordo vai proporcionar uma agilidade nos processos internos da própria Cultura, que também passa a se relacionar com seus fornecedores e distribuidores."O interessante é que o portal terá notícias atualizadas sobre os lançamentos do mercado editorial, um diferencial principalmente para os pequenos e médios empresários do ramo de livrarias que nem sempre têm acesso a essas informações", diz o executivo.
O diretor preferiu não comentar o valor do acordo, mas admitiu que o projeto baseia-se em investimentos bastante conservadores e o negócio pode ser mantido com custos relativamente baixos. "O portal já está faturando", ressalta o diretor. Além disso, segundo Herz, o negócio está estruturado em um projeto que conta com profissionais que têm experiência no segmento. O executivo acredita que o mercado do B2B ainda está engatinhando no Brasil, portanto, apresenta boas oportunidades para as empresas pioneiras em cada setor.
Leia mais:
Pais de Karoline e Luan pedem indenização de quase R$ 2 milhões ao Governo do Paraná
Provas do concurso da Sanepar serão aplicadas em nove cidades do Paraná neste domingo
Idoso morre após ser atropelado por caminhonete na BR-369, em Jataizinho
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Com investimentos de 1 milhão de dólares, o Super Pedido, voltado a estabelecer um canal de comunicação entre fabricantes, fornecedores e compradores atacadistas de livros, CDs, DVDs, software e artigos de papelaria, movimentou cerca de 2 milhões de reais no ano passado e conta hoje com cerca de 600 varejistas cadastrados e 400 fornecedores.
Para aumentar o volume de transações realizadas por meio do site, a empresa lança no mês de maio uma versão express do serviço, ou seja, uma versão off line do seu banco de dados. "Percebemos que o principal obstáculo para o desenvolvimento do nosso negócio era a dificuldade de conexão dos nossos clientes", explica Sérgio Benchowicz, diretor de comércio eletrônico da Nobel. A nova versão consiste de um CD que o cliente instala em sua máquina e só precisa se conectar à Internet no momento de enviar o formulário, acrescenta Benchowicz. Com a introdução dessa versão alternativa, o executivo acredita que o Super Pedido deverá movimentar cerca de 10 milhões de reais até o fim de 2001.