Começou a funcionar na manhã desta segunda-feira a lombada eletrônica da Rua Capitão Leônidas Marques, próximo ao cruzamento com a Rua Júlio Wischral, no Uberaba.
O equipamento foi colocado num ponto da rua onde há uma curva em forma de "s". A lombada estava em alerta desde a semana passada para que os motoristas se acostumassem com a presença do equipamento de fiscalização eletrônica.
A lombada eletrônica foi pedida pelos moradores da região porque muitos motoristas não respeitavam o limite de velocidade, o que tornava difícil a travessia de pedestres. A instalação do equipamento deve garantir segurança de trânsito. Ao passar por este trecho os motoristas deverão dirigir a uma velocidade máxima de 40 km/h.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Agora, quem passa pela lombada eletrônica acima da velocidade permitida está sujeito a multa conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro. Atendendo a uma recomendação do Inmetro, a Diretran concede 7 km/h de tolerância, ou seja, o motorista é multado se a lombada eletrônica verificar a velocidade de 48 km/h em diante. É infração grave passar com velocidade de 48 km a 67 km/h. A partir de 68 km/h a infração é gravíssima.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, no local onde a lombada foi instalada ocorre a travessia de pedestres, bastante utilizada por pais e alunos do Colégio Estadual Professor Máximo Atílio Asinelli, situado na Júlio Wischral próximo à Capitão Leônidas Marques.