Um eBook para ampliar a divulgação do processo de formatação da Lottopar, que coordenada as Loterias do Paraná, foi lançado nesta semana. O material inclui uma linha do tempo de criação da estrutura, cujas atividades começaram em 2022.
A formação envolveu audiências públicas e contratação de uma plataforma de gestão e meios de pagamento. Com a estrutura definida, a Lottopar lançou editais de exploração de jogos em 2023, inclusive com concessões inéditas na B3.
Leia mais:
Operação Xadrez, que investiga falsificação de certificados de presos, cumpre mandados em Cambé e Londrina
Paraná atinge momento mais crítico para queimadas florestais
Saúde reforça cuidados necessários com as crianças em período de estiagem
Nota Paraná libera R$ 27,7 milhões em créditos de ICMS nesta terça-feira
Atualmente, estão em operação o mercado regulamentado das bets esportivas, a raspinha e as modalidades Prognóstico e Passiva, típicas de jogos em casas lotéricas mais tradicionais.
A cartilha também aborda o desenvolvimento de ações para a promoção do Jogo Seguro e Jogo Responsável, com o objetivo de promover uma experiência de jogo segura e saudável, que ajude a minimizar os riscos associados ao jogo excessivo e descontrolado, o credenciamento de laboratórios de análise desses jogos e o lançamento de uma ferramenta de autoexclusão para evitar vícios.
Entre as ações desenvolvidas no mercado lotérico brasileiro, estão a de tornar o Paraná o primeiro estado a regulamentar as apostas esportivas, a associação com a WLA (Associação Mundial de Loterias), a credenciação de laboratórios de teste e certificação e, por fim, a associação à ULIS (União de Loterias para Integridade nos Esportes).
Desde que os jogos estão em andamento, a Lottopar já arrecadou R$ 52,5 milhões, entre outorgas e pagamentos mensais pela exploração. Os recursos são destinados a ações políticas do Estado em habitação, segurança pública e desenvolvimento social.