Um eBook para ampliar a divulgação do processo de formatação da Lottopar, que coordenada as Loterias do Paraná, foi lançado nesta semana. O material inclui uma linha do tempo de criação da estrutura, cujas atividades começaram em 2022.
A formação envolveu audiências públicas e contratação de uma plataforma de gestão e meios de pagamento. Com a estrutura definida, a Lottopar lançou editais de exploração de jogos em 2023, inclusive com concessões inéditas na B3.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Atualmente, estão em operação o mercado regulamentado das bets esportivas, a raspinha e as modalidades Prognóstico e Passiva, típicas de jogos em casas lotéricas mais tradicionais.
A cartilha também aborda o desenvolvimento de ações para a promoção do Jogo Seguro e Jogo Responsável, com o objetivo de promover uma experiência de jogo segura e saudável, que ajude a minimizar os riscos associados ao jogo excessivo e descontrolado, o credenciamento de laboratórios de análise desses jogos e o lançamento de uma ferramenta de autoexclusão para evitar vícios.
Entre as ações desenvolvidas no mercado lotérico brasileiro, estão a de tornar o Paraná o primeiro estado a regulamentar as apostas esportivas, a associação com a WLA (Associação Mundial de Loterias), a credenciação de laboratórios de teste e certificação e, por fim, a associação à ULIS (União de Loterias para Integridade nos Esportes).
Desde que os jogos estão em andamento, a Lottopar já arrecadou R$ 52,5 milhões, entre outorgas e pagamentos mensais pela exploração. Os recursos são destinados a ações políticas do Estado em habitação, segurança pública e desenvolvimento social.