Mais de 30 mil pessoas participaram neste domingo (27) do Go Skate Day em Curitiba, movimento que defende a utilização do skate como meio de transporte e como atividade de lazer e é utilizado para reivindicar novos e melhores espaços para a pratica do esporte na cidade. Os skatistas percorreram, sobre as rodinhas, o trecho entre a praça Santos Andrade, no centro da capital e a praça Nossa Senhor da Salete, na frente do Palácio Iguaçu, no Centro Cívico.
"O Go Skate foi criado nos Estados Unidos, para celebrar a alegria de andar de skate. No Brasil, além desta vertente festiva, o evento possui uma característica de reivindicação, especialmente por mais pistas e locais para a prática da atividade, além do reconhecimento por parte da população como esporte, lazer e meio de transporte", explica o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Aluisio de Oliveira Dutra Júnior.
Na edição deste ano, os praticantes da modalidade uniram-se pela primeira vez em torno de uma proposta única chamada de "Movimento Curitiba Skate Center", que reivindica a criação do espaço para o desenvolvimento do esporte em alto rendimento. Durante a manifestação, os participantes colheram assinaturas para o projeto. "Pela primeira vez conseguimos reunir todos em torno de um único objetivo, que é ter um local adequado para as várias modalidades, como "street", "vertical", "bow" e que também seja adequado para crianças", explicou o designer e um dos organizadores do evento, Rafael Narciso.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
O prefeito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT) esteve na concentração dos skatistas, na manhã deste domingo, ouviu a proposta e disse que o projeto para a criação do espaço de alta performance já está em estudo pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. Fruet aproveitou a ocasião para anunciar a construção de uma nova pista, mais completa e mais moderna na praça Afonso Botelho, a Praça do Atlético, que teve sua pista desativada para a montagem das estruturas temporárias para a Copa do Mundo.