Nesta terça-feira (5), a partir das 8h30, moradores de Bela Vista do Paraíso (40km ao norte de Londrina) vão percorrer as principais ruas da cidade para protestar contra a falta de segurança. A manifestação tem início na avenida Independência, com término previsto em frente ao prédio da prefeitura municipal.
O movimento, encabeçado pelo Conselho de Segurança (Conseg) do município, têm pelo menos três reivindicações: a adequação das 10 câmeras de segurança instaladas em Bela Vista que, segundo os representantes do órgão, não estão funcionando; a ampliação no efetivo de policiais militares e alguma solução para a carceragem da delegacia.
De acordo com o secretário do Conseg, Bruno Salomão, "a reativação das câmeras de segurança, que são operadas no pelotão da PM, é um pedido antigo". Em relação ao patrulhamento militar, o representante afirmou que "Bela Vista conta com poucas rondas".
Leia mais:
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Morador de Paranaguá ganha prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná
Athletico tem fim triste e é rebaixado no ano do centenário
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
No campo de atuação da Polícia Civil, os problemas continuam. O prédio que abriga a delegacia foi construído na década de 50, e atualmente está com o dobro de presos da capacidade normal. O efetivo também é reduzido. "Os policiais civis assumem a responsabilidade dos agentes de carceragem, que não existem por aqui. Queremos uma solução para este problema", comentou Salomão.
Miraselva
Bela Vista do Paraíso não é a única cidade que sofre com as dificuldades na segurança pública. Na semana passada, moradores de Miraselva foram às ruas para mostrar a indignação contra a sensação de insegurança - em apenas uma semana, ladrões reviraram o prédio da prefeitura e furtaram o transformador da companhia de saneamento, prejudicando o fornecimento de água.