Mais de 200 pessoas participaram na manhã deste sábado (30) de um manifesto, na Boca Maldita, em Curitiba, pedindo a proibição da veiculação de comerciais de bebidas alcóolicas nas emissoras de televisão. Um abaixo-assinado circulou entre os moradores da capital paranaense. O Movimento Atos Pela Vida é nacional e pretende coletar mais de um milhão de assinaturas com o intuito de sensibilizar o Congresso Nacional a aprovar uma lei de iniciativa popular que defina o tema.
Dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas demonstram que 40% dos suicídios no Brasil são atribuídos ao consumo de álcool e 50% dos casos de violência doméstica (como abuso sexual). O Brasil teria mais de 18 milhões de dependentes de drogas lícitas e 80% dos meninos de rua seriam provenientes de famílias cujos pais seriam viciados em álcool.
Estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado apenas nos meios científicos, revela que o alcoolismo já é a terceira maior doença no país. Só perde para os males do coração e os tumores. Os resultados do levantamento, feito no ano 2000, indicam também que 5,6% de todas as mortes de homens ocorridas no planeta e 0,6% de mulheres são atribuídas ao consumo de álcool. Em 1990, a estimativa de mortalidade dos dois sexos em conseqüência da bebida era de 1,5%, o que indica uma preocupante tendência de ascensão.
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As entidades devem encaminhar e-mail para [email protected]. Mais informações. O formulário do abaixo-assinado pode ser impresso no endereço www.propagandasembebida.org.br/.