Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Segurança

Maringá completa 52 dias sem homicídios

Agência Estadual de Notícias
08 out 2009 às 21:39
- AEN/Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Considerada em 2008 a cidade mais segura do Brasil, Maringá, no norte do Paraná, completou nesta quinta-feira (08) 52 dias sem nenhum registro de homicídio doloso. O ultimo assassinato registrado pela polícia na cidade foi no dia 16 de agosto, quando um rapaz de 29 anos foi morto depois de uma discussão com um vizinho. Desde então, a cidade não teve mais nenhum registro de assassinato nas ruas ou comércio, segundo as estatísticas da polícia local.

"Temos conseguido vencer o crime através de um canal permanente de comunicação que criamos com a população maringaense. Aqui a sociedade é muito bem organizada e colabora muito com a polícia, isso é fundamental", explicou o delegado Márcio Amaro, chefe da 9º Subdivisão Policial de Maringá.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com cerca de 330 mil habitantes, Maringá tem atualmente uma das menores taxas de homicídios do país: 11,2 para cada 100 mil pessoas. Por isso, os índices de criminalidade da região já foram comparados aos de Amsterdã, capital da Holanda, onde a incidência de crimes é bastante baixa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Turismo é destaque

Paraná tem 2º maior crescimento do País em 12 meses, aponta IBGE

Imagem de destaque
Por conta do mau tempo

Em Ibiporã, evento de astronomia que aconteceria neste sábado é adiado para agosto

Imagem de destaque
Mais de 33 mil novas

Mais de seis mil empresas foram abertas no Paraná sem necessidade de alvará só em 2024

Imagem de destaque
No HV da Unifil

Transfusão sanguínea inédita e cirurgias salvam lobo-guará resgatado em Jacarezinho


A posição tranquila da cidade no ranking de crimes violentos é atribuída pela polícia a vários fatores, entre eles o quadro social da região, além de um perfil cultural diferenciado. "Maringá não tem uma característica violenta, o perfil cultural é bastante diferenciado. Além disso, a cidade tem um quadro social que colabora muito, a região tem uma estrutura bastante positiva em várias áreas, como educação, saúde, enfim um cenário que ajuda muito", comentou o delegado-chefe da Divisão do Interior, Luiz Alberto Cartaxo.


Ainda de acordo com o delegado, a conquista de cidade segura não veio por acaso, desde 2003 a região tem recebido muitos investimentos na área de segurança. São dezenas de novas viaturas, reformas e ampliação de delegacias, mais de 500 novas armas, centenas de coletes balísticos, além de implantação de delegacias especializadas. "Os investimentos tem sido maciços na região. O Governo do Estado tem dado todo o aparato necessário para que a polícia possa desempenhar bem o seu trabalho. E a polícia por sua vez tem desempenhado muito bem o seu papel, combatendo o crime em sua raiz", finalizou Cartaxo.

"Temos trabalhado bastante para manter a segurança e a tranquilidade da população de Maringá. A cada dia que alcançamos sem uma nova morte, comemoramos porque é a confirmação da certeza de que estamos no caminho certo", comemorou comandante do 4º batalhão de Maringá, major Luiz Carlos Miosso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade