Nesta quinta-feira (30), das 8h30 às 17h15, Maringá vai sediar o II Seminário da Cultura Paranaense. O evento será realizado no Teatro Calil Haddad e deve reunir cerca de 600 pessoas, entre professores, profissionais, artistas e universitários. A participação no seminário é gratuita e dá direito a certificado.
O seminário é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com as regionais e com as secretarias municipais. As inscrições podem ser realizadas no Teatro Calil Haddad e na Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Neto até quinta-feira (30).
Criado em 2006, o Seminário da Cultura Paranaense acompanha a exposição Itinerante "Paraná Caminhos da História da Arte", como uma ação complementar de aprofundamento aos temas sugeridos pelas obras e objetos expostos.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
Juntamente com o evento seguem outras atividades culturais, como concertos e palestras. Nas palestras são abordados temas como "História do Paraná e sua Formação Étnica", "Panorama da Arte Paranaense", "Patrimônio Material e Imaterial" e "História que nos Cerca".
Palestras - Os professores convidados a se apresentar neste ano são Roseli Boschilia - doutora em História do Brasil pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, professora das universidades Tuiuti e da UFPR; Richard Rebelo - professor de Teatro, ator, diretor e produtor cultural; Dinart Garcia - músico, compositor, produtor musical e professor de Música; Aimoré Indio do Brasil Arantes - historiador, professor de História e de Patrimônio Cultural da Uniandrade, escritor de livros didáticos sobre a história do Brasil; Rosemeire Odahara - mestre em Educação, doutora pela University of London, professora de História da Arte da Faculdade de Artes do Paraná e do Museu Alfredo Andersen.