Uma massa de ar frio sobre a Região Sul provoca queda de temperaturas, principalmente na parte sul, sudoeste, centro e leste do estado do Paraná, onde os termômetros marcam aproximadamente 10 graus Celsius (°C) na manhã desta terça-feira (18). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é que os termômetros oscilem entre 6°C e 29°C no decorrer do dia. Há possibilidade de chuva fraca no leste de Santa Catarina. Nas demais áreas o dia amanheceu nublado com névoa úmida.
De acordo com o boletim atualizado da Defesa Civil do Paraná, referente à situação dos 14 municípios mais atingidos pela chuva dos últimos dias, subiu para 111.990 o número de pessoas afetadas. São 312 pessoas desalojadas e 171 desabrigadas, além disso duas pessoas morreram – um jovem em Londrina (região norte) e um bebê em Ortigueira (Campos Gerais).
O município que registrou mais danos foi Londrina. O prefeito Barbosa Neto decretou situação de emergência. Segundo o serviço de meteorologia do estado (Simepar), o índice pluviométrico já atingiu, em outubro, 165 milímetros, quando o esperado para o mês inteiro era 140 milímetros. No fim de semana, ocorreu a chuva mais intensa dos últimos 40 anos.
Leia mais:
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
A prefeitura está solicitando ao governo recursos para a recuperação de cinco pontes que foram totalmente danificadas pela chuva. O município teve 100 mil pessoas afetadas, 151 pessoas estão desalojadas, 61 desabrigadas e foi registrada uma morte.