Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Médicos aumentam combate ao colesterol

Andréa Lombardo - Folha do Paraná
25 jul 2001 às 12:22

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cerca de 40% da população brasileira têm níveis de colesterol no sangue acima da dosagem considerada normal - 200 miligramas por decilitro. Estima-se também que metade das pessoas com colesterol elevado não sabe do problema. Os números são preocupantes e, por isso, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a Fundação do Coração (Funcor) decidiram instituir o dia 25 de julho como Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

As altas taxas de lipoproteína de baixa densidade (LDL) no sangue, que é considerado o colesterol ruim, é um dos fatores de risco de doenças cardiovasculares. O cardiologista Dalton Précoma, presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, esclareceu que o colesterol elevado, combinado a outros fatores como hipertensão e tabagismo, aumenta os riscos da pessoa ter problemas cardíacos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 35% das mortes. "Das 900 mil mortes por ano que acontecem no País, 250 mil estão relacionadas a essas doenças", complementou o cardiologista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras

Imagem de destaque
Concursados podem ser remanejados

Deputados estaduais do Paraná aprovam privatização da estatal Celepar

Imagem de destaque
Ambev

Cervejaria abre as portas para visitação do público; fábrica de Ponta Grossa está na lista

Imagem de destaque
Em elaboração

Projeto de estudo do trem que ligará Londrina a Maringá deve ficar pronto em 2025


O colesterol é um tipo de substância gordurosa que provém de duas fontes: do próprio organismo e dos alimentos que são ingeridos. O organismo precisa de colesterol para funcionar adequadamente, pois ele cumpre importantes funções como produção de hormônios, fabricação de vitamina D, transporte de gordura do intestino para o fígado, músculos e tecido adiposo.

Publicidade


Como o colesterol é insolúvel no sangue, o organismo precisa de portadores (lipoproteínas) para transportar colesterol dentro do corpo. Os dois principais portadores são o LDL e o HDL (liproteína e alta densidade). Este último é considerado o colesterol bom.


O LDL transporta o colesterol do fígado aos tecidos. Quando a taxa do colesterol ruim é elevada, facilita a deposição das partículas de gordura nas paredes das artérias, favorecendo a "Aterosclerose", que é o entupimento das artérias. A obstrução parcial das artérias diminui a circulação do sangue, provocando a "Isquemia" ou "Angina", enquanto que a obstrução total leva ao infarto. A SBC definiu como níveis normais de HDL e LDL, em pessoas maiores de 20 anos, acima de 40 mg/dl (quanto maior melhor) e abaixo de 130 mg/dl, respectivamente.

Este ano, a SBC decidiu direcionar a programação do Dia Nacional de Combate ao Colesterol aos cardiologistas. De hoje até domingo, cerca de 300 médicos de todo o País estarão participando de um curso de reciclagem em três capitais: Curitiba, São Paulo e Goiânia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo