Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Medo do antraz deixa o mundo em alerta

Redação - Folha do Paraná
16 out 2001 às 09:50

Compartilhar notícia


Na Austrália, equipe isola material suspeito encontrado no jornal 'Herald Sun'
- France Presse
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Nos Estados Unidos já foram confirmados 12 casos de contaminação pela bactéria antraz. O governo norte-americano atribui os incidentes a atos bioterroristas. No mundo todo, o medo de uma possível guerra biológica deixa os serviços de seguranças de vários países em alerta.
O fantasma da doença paira sobre a França, além da Austrália, Suíça, Bélgica, Alemanha, México, Argentina e até num avião da Lufthansa no Rio de Janeiro, enquanto em outras capitais as autoridades desativavam falsos alertas ou anunciavam medidas de precaução. Em Paris, cartas com pó branco foram recebidas no Colégio da França, numa Tesouraria e em outros serviços públicos, o que obrigou a evacuação dos prédios para permitir a investigação por parte dos serviços especializados.
No México, as autoridades informaram à população que não havia bactérias de antraz nos envelopes enviados por particulares dos Estados Unidos. Porta-vozes da embaixada americana em Assunção e do ministério do Interior do Paraguai desmentiram versão divulgada por uma rádio sobre uma suposta descoberta de antraz na correspondência da missão diplomática. Na véspera na Argentina, em plena jornada eleitoral, pelo menos dez pessoas foram hospitalizadas devido ao aparecimento de um pó branco durante a contagem de votos em algunas locais de votação. Alguém, inclusive, escreveu a palavra "antraz" em dois envelopes eleitorais, informaram as autoridades.
Na Austrália, uma série de alertas por causa de pós enviados por correio mobilizaram as autoridades e forçaram a desocupação dos consulados americanos de Melbourne e britânico de Brisbane. Na Suíça, um funcionário da Novartis, o gigante farmacêutico, passou por exames preventivos depois de receber uma carta com pó branco. Um morador da Basiléia (noroeste) foi submetido a tratamento com antibióticos depois de receber uma carta suspeita, procedente dos Estados Unidos, anunciou o departamento saúde pública do cantão.
Na Bélgica, duas cartas ontem em LiSge elevaram para 15 os casos assinalados. Na Alemanha, cartas suspeitas provocaram o fechamento temporário de vários centros postais. Vários envelopes suspeitos, dois deles procedentes da Alemanha enviados a parlamentares noruegueses, foram entregues à polícia para ser examinados, informou a agência norueguesa NTB. A China, por sua vez, impôs quarentena ao correio internacional enquanto durar a reunião de cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), iniciada ontem em Xangai.
O governo britânico anunciou a fabricação de mais doses suplementares para combater eventuais casos de antraz que, no entanto, não apareceram na Grã-Bretanha. Na Grécia, foram reforçados os depósitos de medicamentos contra essa doença e no Japão as autoridades divulgaram normas que a população deve aplicar em casos de bioterrorismo. A Rússia, por sua vez, ofereceu assistência aos Estados Unidos porque possui quantidade suficiente de medicamentos para combater a enfermidade.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo